ATPS SILAS
A usinagem de matrizes vem sendo estudada com maior atenção nos últimos anos devido à necessidade de fabricação das ferramentas com maior rapidez e menor custo. Para atender as necessidades do mercado, é necessário a utilização de softwares de CAD e CAM e principalmente de máquinas CNC, que além da rapidez garantem a qualidade da usinagem. O objetivo deste artigo é demonstrar, através de um estudo de caso, as etapas para a fabricação das matrizes superior e inferior, para forjamento à quente. Foram utilizados sistemas de CAD e CAM, o SolidWorks para modelagem da peça e das cavidades da ferramenta, e o software Edgecam para a programação e simulação da usinagem. As facilidades obtidas com a integração entre os sistemas CAD/CAM e máquina CNC conferem a manufatura de ferramentas muitos benefícios, dentre eles destaca-se a rapidez com a qual se pode fabricar uma matriz.
Introdução
A durabilidade de uma ferramenta é influenciada por uma série de fatores, tais como: velocidade de deformação e temperatura da peça forjada, o atrito entre a ferramenta e o material, a geometria da ferramenta, entre outros. Para que se tenha um produto economicamente viável e de boa qualidade é necessário uma boa inter-relação entre todos estes fatores (SCHAEFFER, 2006). Ao desenvolver o projeto de uma ferramenta procura-se maximizar a vida útil da mesma. Viecelli (VIECELLI, 1995) nos traz alguns itens, apresentados na Figura 1 que podem afetar a durabilidade de uma ferramenta:
O projetista define a cavidade da matriz baseado no modelo CAD projetado pelo designer, os softwares utilizados possuem recursos para desenvolver a matriz de forma rápida, mesmo em casos de peças com geometria complexa. O projeto final da matriz é transferido para a engenharia de processo a qual fica encarregada da fabricação da matriz. A grande vantagem trazida pelos softwares é que todo este processo