ATPS SEGURIDADE SOCIAL ETAPA 1
Este trabalho tem por objetivo, apresentar como e o tripé da Seguridade Social, sendo o mesmo, conjunto integrado de ações dos poderes públicos e da sociedade que assegura direitos à saúde, previdência e assistência social.
A SEGURIDADE SOCIAL E SEU TRIPÉ
A seguridade social é integrada na constituição federal como um conjunto de ações entregadas aos poderes públicos e com a sociedade garantindo os direitos, tendo como principais três programas.
A Previdência Social tem como objetivo assegurar os que contribuem para o sistema, pois tem natureza de seguro social, sendo assim os beneficiários são os que têm carteira assinada, os que contribuem individualmente, tem como direito à aposentadoria, por idade ou por tempo de contribuição, auxílio doença por invalidez ou por acidente, salário maternidade urbana ou rural, entre outros benefícios e cada um contendo suas regras.
A Assistência Social busca a seleção, prevenção e eliminação de riscos e vulnerabilidades sociais. Encontra se insenta no artigo 203 da Constituição federal, mas independente de contribuição à seguridade social são prestadas a quem dela necessita.
E a Saúde é um direito universal e um dever do estado, compete a ele, por meio do ministério da saúde, via sistema único de saúde (SUS) executar ações de vigilância, formulação da política e da execução de ações, desenvolvimento científico e tecnológico, para a produção de medicamentos, equipamentos e o que for necessário para manter em pleno funcionamento.
CONCLUSÃO
Nota-se que a Seguridade Social é definida pela composição de três programas de maior importância para a sociedade sendo Saúde, Previdência e Assistência Social. Na Saúde e Assistência Social não é necessária a contribuição para seu recebimento, porém na Previdência Social somente quem contribui ao Sistema, ou seja, tem carteira assinada pode ser beneficiado. A Seguridade Social tem grande importância, possuindo aspectos e atendendo de maneira única a sociedade