ATPS Sandro
Adelita Forti,
Cláudia de Paula Vitor dos Santos,
Flaviane Regina Ferreira Franco,
Leonardo Wendel,
Luana de Grande Souza e Monise Helen de Souza Caetano
ATPS Competências Profissionais
Santa Bárbara d´Oeste
2012
INTRODUÇÃO
O setor de Recursos Humanos para a organização significa a valorização do elemento humano.
Recursos humanos desempenham um papel que vai desde um trabalho burocrático de suporte, passando por integração da estratégia organizacional, atenção ás relações de trabalho, até a oferta de serviços demandados pelas regulamentações ou leis trabalhistas. Dada à complexidade da natureza do trabalho e os conflitos existentes nas relações interpessoais, deve-se sempre assegurar qual atitude o momento exige ou é mais apropriada (KWASNICKA, 1995, p. 142)
Segundo Maximiano (2000, p 245) “Recursos humanos administram todos os tipos de relações da empresa com seus empregados, mesmo antes de entrar no mercado de trabalho...”.
De acordo com Câmara, Guerra e Rodrigues (2003 p.315).
“O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa”
Este estudo aborda o recrutamento de pessoal da empresa multinacional automotiva Hyundai, situada em Piracicaba - SP. Possui como objetivo analisar o departamento de Recursos Humanos, detalhando os processos de seleção, seus meios e feedback.
A HYUNDAI
A Hyundai Motor Company é uma empresa sul-coreana de automóveis, foi fundada em 1967 por Chung Ju-Yung. Em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, o pequeno modelo Pony. Em 1976 a Hyundai exportou o seu primeiro carro, o Pony, seis anos depois o Pony II uma linha mais moderna e em 1984 atingiu um total de 500 mil viaturas produzidas, nesse mesmo ano foi apresentado o modelo Stella. Em 1986 a Hyundai começa a exportar carros para os EUA, e para baixar o preço começou a