ATPS rede PERT
PROFESSOR: ENG. MAURÍCIO MACHADO
DISCIPLINA DE MÉTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL
Alunos:
Ângela Vergara Vieira - 3708639514
Joseane Martins Caldeirão - 6662291724
Edmilson Vasconcellos - 1099471047
Ana Keli Solano - 2504057593
Maritiane Terra Correa – 2504019111
RIO GRANDE
2014.
Sumário
1. Introdução 3
2. Rede 4
3. Layout 9
4. Conclusão 10
5. Referências 11
1. Introdução
O PERT é um método de planejamento, replanejamento e avaliação de progresso, com a finalidade de melhor controlar a execução de um programa. Seu princípio fundamental é que o planejamento e programação constituem funções distintas e, portanto, devem ser tratadas separadamente (Stanger,1976).
O CPM (Critical Path Method), é uma ferramenta desenvolvida para a empresa estadunidense DuPont. Buscava, inicialmente, reduzir o tempo entre a fase de pesquisa e a fase de produção de novos produtos.
A técnica PERT (Program Evaluation and Review Technique) foi desenvolvida para a marinha dos Estados Unidos no âmbito do Projeto Polaris por causa da dificuldade de coordenar os esforços das várias equipes que participavam do projeto e que estavam intimamente relacionadas mas trabalhando separadamente.
Atualmente ambas as técnicas possuem a mesma conotação e as referências normalmente colocam o nome da técnica de PERT/COM, pelo que no presente trabalho utilizaremos a terminologia PERT.
O presente estudo buscará apresentar a técnica PERT aplicando-a à montagem de um aspersor de jardim, como pode ser visto na Figura 1.
A problematização gira em torno ao estudo de tempos e movimentos necessários para fabricar o produto em questão.
Figura 1 – Produto Aspersor de Jardim
2. Rede
O gráfico ou rede permite que o gestor conheça seu processo de manufatura de forma simples e visual. Todas as atividades do projeto são representadas na ordem de execução e suas relações de dependência ficam manifestas, de tal forma que as intervenções no processe se tornam mais simples,