ATPS - Química Geral
O Alumínio é o metal mais comum na crosta terrestre, possuí cor cinza prateada. É obtido pela mineração da bauxita e é utilizado em diferentes setores produtivos. Tomou o mercado por sua versatilidade em diferentes produtos a partir do momento em que foi descoberto uma forma eficaz de produção em massa. Um de seus famosos produtos é o papel alumínio, que está presente em muitos lares do mundo inteiro e com diferentes utilidades.
Características do Papel Alumínio
Pelo fato de que o papel alumínio é constituído de 99% de Al, com algumas impurezas em sua composição, sendo elas geralmente, ferro e silício, podemos considerar as características gerais do alumínio em seu estado puro.
É um metal leve, maleável, excelente condutividade elétrica e calórica, resistente a corrosão com alta ductibilidade, muito fácil de trabalhar por ter um ponto de fusão baixo,
Sendo assim suas propriedades intensivas são: Densidade 2,699 g/ cm³, dureza 2,75, ponto de fusão de 660°C.
E as propriedades extensivas do Al são: Condutividade térmica 237 W/(m•K), resistividade de 0,0278 em ohms x mm² / m a 20°C.
Produção do Papel Alumínio
O Papel Alumínio é produzido a partir lingotes de alumínio puro que são derretidos em uma fornalha de gás natural, em seguida suas impurezas são filtradas. Após este estágio ele é transformado em um lingote de aproximadamente 7,5 toneladas, sua crosta é raspada cerca de 3 milímetros da espessura para que sua superfície fique perfeitamente lisa.
Chega-se então na etapa onde o lingote passa por cilindros da frisagem a quente para que seja feito o desbastamento do mesmo. Ele passa múltiplas vezes pela maquina para que então o lingote que antes era de 45 cm de espessura chegue a espessura de 0,5 cm.
Na etapa seguinte a fina lamina de alumínio é enrolada em si mesma e o enorme rolo de alumínio é enviado para o processo de frisagem a frio onde ele finalmente recebe seu acabamento, reduzindo sua espessura para incríveis 0.05 cm, e tem suas laterais