Atps química etapa 5
Como ocorre a corrosão metálica?
R: Ocorre com a interação química ou eletroquímica de um material metálico num determinado meio de exposição, que resulta na formação de produtos de corrosão e liberação de energia.
A deterioração leva:
• Ao desgaste;
• À variações químicas na composição;
• À modificações estruturais.
Em geral a corrosão é um processo espontâneo . Existem dois tipos de mecanismo da corrosão metálica:
• Química: Neste caso há reação direta com o meio corrosivo, sendo os casos mais comuns a reação com o oxigênio (oxidação seca), a dissolução e a formação de compostos;
• Eletroquímica: As reações que ocorrem na corrosão eletroquímica envolvem transferência de elétrons e a presença de uma solução que permite o movimento dos íons. Portanto, são reações anódinas e catódicas (reações de oxidação e redução). O processo de corrosão eletroquímica é devido ao fluxo de elétrons, que se desloca de uma área da superfície metálica para outra. Esse movimento de elétrons é devido à diferença de potencial de natureza eletroquímica, que se estabelece entre as regiões.
Uso benéfico da corrosão:
• Baterias de pilhas secas: Geração de energia elétrica pela ação do processo de corrosão;
• Eletro-polimento: Para obtenção de superfícies lisas e polidas. E no processo de preparação de amostras para a microscopia eletrônica de transmissão.
Passivação : Fenômeno observado em alguns metais que perdem sua reatividade química sob determinadas condições específicas, tornando-se inertes. É um processo que depende do material e do meio.
Fe,Cr,Ni,aço inox => se passivam no ar
Pb => se passiva em ácido sulfúrico
Mg => se passiva em água
Um material passivo apresenta um comportamento eletroquímico menos ativo que o normalmente apresentado. Desta forma, sofre um processo de corrosão mais lento. Materiais de engenharia que são resistentes a corrosão desenvolvem naturalmente um filme fino de