Atps quimica
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos políticos, técnicas e praticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializa o capital humano. Analisa a maneira como as habilidades e as competências podem ser desenvolvidas e geridas, de modo que a empresa possa, no ambiente de trabalho, atingir os resultados esperados, com os objetivos de refletir sobre as interações humanas, de modo a contribuir para atuação de forma consciente no ambiente de negocio.
A gestão de pessoas divide – se em:
Provisão de recursos humanos: recrutamento e seleção.
Aplicação de recursos humanos: integração, desenho e analise de cargo.
Desenvolvimento de recursos humanos: treinamento e desenvolvimento organizacional.
Manutenção de recursos humanos: benefícios sociais e relações trabalhistas.
Monitoração de recursos humanos: sistema de informação de RH ( software ).
A provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoas.
Planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito do recursos humanos para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar com a força do trabalho e talentos humanos necessários para realização a ação organizacional futura.
O planejamento estratégico de RH deve-se parte integrante do planejamento estratégico da organização, e deve contribuir para o alcance dos objetivos individuais das pessoas.
Recrutamento é o conjunto de técnicas que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa. O recrutamento é feito a partir das necessidade presentes e futuras de recursos humanos da organização. O processo de aplicação consiste na analise e descrição de cargos e avaliação de desempenho.