ATPS QUIMICA
Passo 1: leitura sobre as Ligações químicas e sobre os Compostos inorgânicos
1.1 Leitura PLT 15
1.2 Pesquisa sites sugeridos 15
Passo 2: Discussão em grupo “ O aço pode ser substituído pelo alumínio”. 2.1 Comentário sobre a frase “O aço pode ser substituído pelo alumínio”. 15
Passo 3: Analisar o esquema da obtenção de materiais a partir da bauxita
3.1 Pesquisar e responder; 3.1.1 Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita 16 3.1.2 Nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos. 16 3.1.3 Escolher 4 (quatro) compostos obtidos a partir da bauxita e relacioná-los com a sua utilização nos processos industriais. 16
1.0 Passo 1: Informações sobre o alumínio
1.1 Descrição
O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u. Por ser leve relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos (computadores, aparelhos de áudio e vídeo), latas de bebidas (refrigerantes, cervejas), além de utensílios culinários (panelas, baldes de gelo e “papel alumínio”).
Nas condições ambientes, é sólido e brilhante. E, por possuir grande afinidade com oxigênio (já que é um metal não nobre) não é encontrado puro na natureza (apesar de ser o metal mais abundante da crosta terrestre), mas na forma de óxidos e silicatos. Sua trivalência positiva faz com que seja altamente oxidável, logo, sua aparência visual é de cinza fosco; para que sua verdadeira aparência brilhante seja vista, é necessário um polimento ou atrito com outro metal mais duro.
É dúctil e, também, o segundo metal mais maleável – atrás apenas do Ouro. O estado de oxidação +3 é praticamente o único encontrado no alumínio e a existência de hidróxidos sólidos formam o principal componente do mineral bauxita.
1.2 Características mecânicas
O alumínio