Atps quimica anhanguera
Este trabalho tem a finalidade de mostrar a atmosfera, biosfera e hidrosfera (mar) como fonte de materiais úteis para o ser humano; suas utilidades cotidianas e algumas aplicações industriais desses materiais. Compreender o significado do conceito de substâncias simples e compostas, mistura homogênea e heterogênea, entender a importância dos processos de separação de misturas como forma de obter matéria prima para as indústrias e também identificar e representar uma ligação iônica; distinguir a classe dos compostos que podem ser produzidos a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.
Etapa 1
Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.
R: A atmosfera é constituída por vários gases. Sendo os principais o Nitrogênio (N2) 78% e o Oxigênio (O2) 21%. Suas aplicações: Nitrogênio – Líquido de Refrigerante e o Oxigênio - em tratamento de água.
Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta.
R: Comparando o Nitrogênio e o Oxigênio observa-se que ambos são classificados como substâncias simples, pois têm um único elemento químico. Na teoria são reconhecidos por apresentarem apenas um símbolo. No caso N2 e O2.
Pesquise como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.
R: Não há separação de gases leves e nem de gases mais pesados da atmosfera, devido à constante mistura turbulenta que acontece em larga escala na atmosfera.
Pesquise e elabore um resumo sobre a “produção industrial da amônia pelo processo de haber-bosh”.
R: O azoto, matéria-prima necessária à produção do amoníaco, era obtido no século XIX a partir dos depósitos naturais de nitrato de sódio, que existiam principalmente no Chile (os chamados "nitratos do Chile"). Em finais do século