ATPS QUIMICA ALUMINIO
O alumínio é um elemento metálico que é usado desde a Grécia antiga na tinturaria como mordente, isto é, fixador da cor. Sua purificação e isolamento químico foi concebida em 1827 por Friedrich Wöhler. É um dos elementos mais utilizados hoje em dia desde materiais de construção à embalagens diversas.
O alumínio é extraído da bauxita que é um composto misto de óxidos de alumínio. Também pode ser encontrado na bauxita sílica, dióxido de titânio, óxido de ferro, silicato de alumínio dentre outras impurezas em menor quantidade.
1.1 – Características químicas e físicas do alumínio
1.1.1 Características gerais
O símbolo do alumínio na tabela periódica é o Al de número atômico 13. Isto significa que é formado por 13 prótons e 13 elétrons. É um metal leve, macio e resistente de aparência prateada com boa condutibilidade elétrica. Sua aparência prateada é resultado de uma fina camada de oxidação que se forma quando exposto ao ar.
Imagem 1.1.1a – Lingote de alumínio
Fonte: ultima data de acesso: 26/08/2013
Sua camada de oxidação o protege e impede até mesmo que corroa ou provoque faíscas em atrito. Este metal não é tóxico e nem é magnético o que amplia sua capacidade de aplicações. Também é um elemento abundante no nosso planeta especialmente no sul da Austrália, Guianas da América Latina, sul e norte do Brasil, Caribe, China e arredores da Guiné e de Gana no oeste da África.
De acordo com o International Resource Panel existe hoje uma média de 80kg de alumínio por pessoa no mundo. O elemento é inclusive teoricamente 100% reciclável sem perdas de suas qualidades naturais. Por isso hoje governos e empresas se mostram interessadas em expandir os serviços de reciclagem do metal por estar muito presente na sociedade como um todo.
1.1.2 Propriedades físicas e químicas
Fase
Densidade
Densidade Líquida
Ponto de fusão
Ponto de ebulição
Potencial de ionização
Massa atómica
26,98154 g/mol
Raio