Atps quimica 2º semestre
Maleabilidade: é a propriedade que possibilita a construção de chapa e lâminas de expessura reduzida, como por exemplo, na fabricação do papel alumínio de grande utilização na cozinha e na embalagem do chocolate.
Ductibilidade: É a propriedade que o material apresenta de sofrer deformações sem rompimento, é a característica de estiramento, redução de expessura ou diâmetro, por exemplo, no processo de trefilação o material sofre um estiramento e redução de diâmetro através de uma pressão exercida pela força de tração do material numa bucha. Condutibilidade: É a propriedade que permite a utilização em larga escala do cobre e do alumínio na fabricação de fios para condução de eletricidade e de outras mais ligas metálicas para a condução de calor.
Brilho: Através do polimento os objetos adquirem alto brilho que evidencia uma característica dos metais.
Dureza: É a vantagem que um material apresenta em ralação ao outro quanto a sua destruição, por exemplo uma talhadeira ou uma marreta em relação ao concreto.
1- Como ocorre a ligação metálica.
Ocorre pela perda de eletrons das camadas superficiais entre dois átomos de metais. Sendo assim eles se deslocam aleatoriamente configurando um grupo eletrônico onde os elétrons de valência se deslocam livremente na faixa de condução.
O que é Liga metálica , cite nome e composição.
R: Uma liga metálica é a combinação de dois ou mais metais ou de metais com ametais, predominando sempre o primeiro. As ligas acontecem normalmente no estado líquido para posteriormente ser mudado de estado físico.
Exemplo de ligas metálicas:
Ouro de Jóias — acontece pela mistura de Ouro, Prata e Cobre.
Aço inoxidável — acontece pela mistura de Ferro, Carbono, Cromo e Níquel.
Aço — acontece pela mistura de Ferro e Carbono.
2- Resumo: FERRO
Na natureza o ferro não e localizado legítimo mas sim na maioria das vezes compatibilizado com outros elementos constituído por rocha