Atps qualidade de software parte 1
Norma ISO/IEC 15004
A norma ISO/IEC 15004 foi desenvolvida a partir de um estudo sobre a necessidade de padrões para avaliação de processos de software, auxiliar a criação da norma, sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de software.
Segundo Salviano, (2003): o padrão ISO/IEC 15504 ou modelo de referência é na verdade um framework para avaliação de processos de software.
Atualmente a norma é genérica podendo ser utilizada por diversos tipos de processos, não sendo mais exclusivamente dedicada a software. Contudo seu principal objetivo é a melhoria e a avaliação dos processos, em ambos os casos três elementos básicos devem ser precisamente definidos para que a avaliação de processo seja realizada conforme a 15504, sendo:
1) Os processos: devem ser verificados por um avaliador competente, segundo os requisitos previstos na norma;
2) Uma escala de medida: deve ter como referência um modelo de avaliação de processo compatível;
3) Um método de medição: deve ser realizado seguindo um processo compatível.
Com um novo conceito a ISO/IEC 15504 foi disponibilizado um modelo de referência de processo PRM (Process Reference Model). Este modelo criou uma arquitetura como padrão de referência de processo com duas dimensões:
Dimensão de Processos
É um conjunto de cinco categorias consideradas fundamentais para a boa prática da engenharia de software, estes processos constituem de um conjunto de métodos apresentados pela norma ISO 12207.
As Categorias da dimensão de processo são:
CON – consumidor e fornecedor: tem um impacto direto sobre os consumidores, relaciona o levantamento de requisitos e os processos ligados à operação e uso do produto ou do serviço fornecido.
ENG – engenharia: esta categoria agrupa os processos que levam à implementação do produto, através da análise de requisitos, o projeto da arquitetura, construção, integração e testes do produto.
SUP – suporte: seus processos dão