Atps psicopatologia ii anhanguera
No filme “Solista” temos o paciente Nathaniel com Esquizofrenia Paranóide. Nessa etapa do trabalho temos o objetivo de identificar se existem alguns transtornos no paciente como de alimentação e transtornos sexuais.
Iniciamos pelo transtorno da alimentação, que segundo CID 10 caracteriza por graves perturbações no comportamento alimentar, incluindo dois diagnósticos específicos, anorexia nervosa e bulimia nervosa.
307.1 Anorexia nervosa é uma recusa que o indivíduo tem a manter o peso corporal em uma faixa normal mínima, existe um temor intenso de engordar e uma perturbação constante na percepção da forma ou do tamanho do corpo, podendo provocar problemas psiquiátricos graves. A anorexia nervosa se manifesta normalmente em mulheres jovens.
Os subtipos podem ser usados para especificação da presença ou ausência de compulsões periódicas ou purgações regulares durante o estado atual da anorexia nervosa.
Tipo restritivo: descreve na situação em que a perda de peso é atingida por meio de dietas, jejuns ou exercícios excessivos.
Tipo compulsão periódica/purgativo: esse subtipo é utilizado quando a pessoa se envolve regularmente em situações de hiperfadiga ou purgações ou ambas, ou seja, quando come de maneira compulsiva e depois induzem vômitos após as refeições, utilizando diuréticos ou purgantes. Aparentemente, a maior parte dos indivíduos com esse tipo dedica-se a esse comportamento pelos menos uma vez por semana.
A anorexia nervosa tem uma prevalência maior em sociedades industrializadas, onde existe abundância de alimentos, e normalmente as mulheres serem atraentes está ligado á magreza. Há índices de que o transtorno é mais comum nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, na Europa, na Nova Zelândia, no Japão e na África do Sul.
Quando os indivíduos estão muito abaixo do peso, manifestam sintomas depressivos, como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia e queda de