atps psicopatologia etapa 1
Portanto a normalidade é difícil ter um padrão de se dizer se isso ou aquilo é normal ou anormal , geralmente consideramos o que é normal pelas atitudes e comportamentos que correspondem a determinadas regras e setores de convivência com a sociedade. Não existe uma única norma especifica que podemos dizer que é normal ou anormal e não existe um conceito de normalidade pois ele é bem dinâmico e muito relativo deve-se sempre considerar dentro de um contexto em que o sujeito esteja inserido.
Exemplos de critério de normalidade:
NORMALIDADE COM AUSÊNCIA DE DOENÇA “A saúde é o silêncio dos órgãos”. Bastante falho e precário, baseado em uma definição negativa – normalidade é definida não pelo que ela é, mas pelo que lhe falta. (DALGALARRONDO & P., 2000)
NORMALIDADE IDEAL Estabelece uma normalidade ideal, constituída e referendada pela cultura Utópica, além de sujeita a dogmas, doutrinas, moralismos e totalitarismos. (DALGALARRONDO & P., 2000)
NORMALIDADE ESTATÍSTICA O normal é aquilo que se observa com mais freqüência. Nem tudo que é freqüente é necessariamente saudável e