ATPS Psicologia
É muito importante saber como as pessoas se desenvolvem, aprendem e conhecem, para que assim as técnicas de aprendizado sejam elaboradas. Piaget contribuiu com esse conhecimento e pesquisou como o ser humano constrói seu conhecimento e descobriu que este não nasce com o mesmo, mas é construído de acordo com o meio em que se vive. E quanto mais intenso e diversificado forem as experiências, mais rico em conhecimento será o indivíduo. Esta teoria é chamada epistemologia, onde há interação ente o indivíduo e sua cultura.
A teoria de construção do conhecimento, demonstra que ele é obtido por etapas, e é baseada na ideia que a criança é um ser dinâmico e se desenvolve naturalmente, sua mentalidade é montada através da comunicação com o ambiente. Esse processo tem como centralizador o ambiente e o ser, portanto a organização interna e a adaptação ao meio, são funções exercidas pelo organismo ao longo da vida. E para se adaptar, fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio sejam adotados.
A teoria de Piaget sobre o Desenvolvimento Cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, as quais cada uma representa um a fase do aprendizado, lembrando que o exercício mental não pode ser separado do resto do organismo humano, pois estão ligados.
As etapas são Sensório-motor, (0 a 2 anos), Pré-operatório (2 a 7 anos), Operações concretas e (7 a 11 ou 12 anos) e Operações formais (11 ou 12 anos em diante). Em cada uma delas, o ser tem um desenvolvimento mental diferente, assim terá diversas formas de se relacionar com a sua realidade e o meio que o cerca.
Por fim todas as teoria de Piaget foram de grande importância para a educação porque elas mostram o desenvolvimento do ser desde seu