atps psicologia
Pólo de Apoio Presencial LImeira - SP
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Pedagogia - 2º Semestre/2012
Sigmund Freud
“É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.” Freud
“A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.” Freud
É considerado o pai da psicanálise. Nasceu em 1856 em Freiberg – República Tcheca. Primeiro filho de oito do segundo casamento de seu pai. Seus pais eram comerciantes de lã e tecidos.
Foi educado na religião judaica com traços gnósticos, também teve uma influência católica de sua babá, porém mais tarde tornou-se ateu.
Em 1881, graduou-se em medicina na Universidade de Viena aos 25 anos. Especializou-se em neurologia, mais especificamente em tratamentos para doenças mentais. Foi muito influenciado pelas ideias de Marx, sua visão política era o Socialismo. Era vislumbrado pela ciência positivista e pelas teorias de Darwin. Seus trabalhos são baseados no Evolucionismo.
Elaborou a teoria que as pessoas que desenvolvem problemas psíquicos tem como causa a repressão dos desejos.
Dividiu o aparelho psíquico em ID, Ego e Super-Ego e dividiu o desenvolvimento da criança por teoria sexual, sendo elas: Fase oral, fase anal, face fálica, fase de latência e fase genital. Para ele o aprendizado se dá apenas pelo prazer.
Freud e a Educação
Um contraste interessante é que não há na obra freudiana nenhum artigo que trate com exclusividade da educação. Profº Voltolini, em seu artigo Psicanalisar e educar ou Psicanálise e Educação, diz que Freud não tinha um preparo suficiente para dar continuidade ao tema educação, seja porque qualquer debruçar-se da psicanálise com relação à educação seria inconclusivo. Segundo ele, a psicanálise apenas não é suficiente, sempre é necessário um educador.
O mantra na psicologia da educação é que Freud é o responsável