atps psicologia social
Veremos agora a Etapa 2
A Desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira.
O objetivo central deste artigo é analisar a desigualdade social, e consequentemente a invisibilidade social a partir da interlocução entre dissertação do sociólogo e psicólogo.
O artigo explana a discussão entre Jessé de |Souza e psicólogo Fernando Braga da Costa.
E discutido a relação dos paradigmas do personalismo/patrimonialismo.
Na opinião de Jessé Souza os autores da sociologia clássica brasileira recaem ne “teoria emocional da ação” que embora exalte as qualidades do povo, não aborda as principais causa das desigualdades os pais. Reduzem a sociedade brasileira aos conceitos de personalismo, familiarismo e patrimonialismo, tentando explicar o comportamento do brasileiro pela colonização portuguesa abandonando uma interlocução mais totalizadora que abrange todas as singularidades das modernidades periféricas no Brasil.
Para explicar esta invisibilidade social a qual enfrentamos no trabalho dos garis contruindo assim um perfil social critico o autor recorre aos textos clássicos da sociologia , antropologia e filosofia não se limitando á sua área.
Os garis fazem parte de uma categoria de profissionais que exercessem um trabalho desqualificado, em geral. Exemplo: Nossas mães sempre nos fala que caso não estudarmos iremos varrer rua ,na minha opinião um comentário deste mesmo que sem qualquer intenção esta carregado de desrespeito ao profissional rebaixando ao trabalho de força bruta de gente bruta.
- Jessé de Souza e a constituição da desigualdade social brasileira: novos caminhos rumo a sociologia critica.
Jessé Souza pontua com