ATPS psicologia Jerome
Por muitos anos foi professor na Harvard University, ensinou e fez investigações também na New School for Social Researc.
Possuiu prestígios nas universidades: Universidade de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre outras. Foi membro da Society for Ressearch in Child Devecommente e da America Psychological Association.
Teve obras diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
Principais livros: The Processo of Education; Toward a Theory of Instruction; Acts of Meaning. http://pt.scribd.com/doc/2526504/A-Pedagogia-de-Jerome-BrunerTeoria de Cognição:
Cognição: é o processo através do qual o mundo de significados tem origem
.
O cognitivismo esta, pois, preocupado com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações no plano da cognição.
Jerome Bruner concebeu o processo de aprendizagem como “captar as relações entre os fatos”, adquirindo novas informações, transformando-as e transferindo-as para novas situações. Ele criou uma teoria de ensino.
O ensino para Bruner envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. Assim o professor deve preocupar-se não só com a extensão da matéria, mas principalmente, com sua estrutura. Na teoria de Bruner um dos aspectos relevantes é que o individuo continua ser ativo, onde continuam a construir novas ideias, ou até mesmo conceitos baseados nos seus próprios conhecimentos atuais ou até mesmo passados. Cada individuo seleciona a informação construindo hipóteses e tomando decisões, tudo isto a partir da estrutura de nível cognitivo.
Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia. Para ele o processo de aprendizagem é interno, o aluno deve