ATPS PRONTA
Conforme apresenta o artigo, é muito importante o treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos demais subsistemas de recursos humanos como o recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras. O treinamento na atualidade é chave para o desenvolvimento de pessoas nas organizações, a maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. De acordo com Chiavenato (1999, p. 294), ele enriquece o patrimônio humano das organizações.
Que é importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.
Segundo Robbins (2002) comenta, que, o treinamento afeta no resultado da empresa, já que por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e melhoria de seu desempenho profissional. O treinamento tem uma importância nunca antes observada, as pessoas melhores preparadas produzem mais e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado à estratégia da organização na qual se refletirá todo esse investimento.
Conforme apontam França (2007) e Ribeiro (2009), que em virtude das mudanças macro ambientais atuais e pela grande competição no mercado, o treinamento toda uma importância nunca antes vista. As pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. Destaca que cabe a organização não tratar o treinamento como uma série de cursos ou eventos promovidos pela organização. O treinamento deve