ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
A partir deste e com embasamento teórico, e estudos profundos, mostraremos que a educação deve evoluir conforme a evolução do aluno.
Sendo assim a atividades lúdica deixam de serem apenas sugestões de trabalhos e passam a ser o principio essencial para a construção do saber.
Para a educação infantil a Ludicidade não é um conteúdo e sim uma necessidade, principal nos dias atuais onde as crianças demonstram mudanças em seus comportamentos. Reafirmou o paralelo entre planta e homem, já contido na obra de Comênius e Pestalozzi, concebendo a criança como sendo a semente das potencialidades humanas, um “vir a ser”.
Seu método estava baseado em um profundo sentimento religioso que busca a unidade homem – natureza - Deus, e o autoconhecimento.
Defendia a idéia de evolução natural da criança, onde a criança seria sementinha ou plantinha que brota e a professora seria a jardineira que cuida para que a plantinha ou sementinha se desenvolva harmoniosamente.
Na pedagogia Froebeliana, a importância dada ao jogo refere-se ao seu caráter inato que provoca na criança representações do mundo.
A Avaliação para Froebel
Deveria ser feita analisando dois aspectos: Como a criança realiza suas atividades enquanto pessoa.
Dentro de um contexto social e como a criança usa os materiais para efetivar as atividades.
Pegador de Corrente.
Faixa etária: 06 a 10 anos.
Material: Nenhum.
Objetivos: Estimular a motricidade, regras,socializar.
Levar os alunos em espaço amplo, escolher um aluno que será o pegador.
Ao sinal da professora todos correm quem o pegador encostar é o pegador e então lhe dará a mão e dará inicio a uma corrente, correndo atrás da turma.
Quando a corrente estiver grande a professora dirá dividir corrente e todos tem q passar entre os meios da corrente pois só os alunos da extremidades poderão pegar.
Pulando corda (Resgatando culturas