ATPS Projeto de Extensao a Comunidade
PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE
BEATRIZ NUNES CAIXETA – RA 380751
HERONDES DA SILVA GONÇALVES – RA 355090
NAIARA APARECIDA SOUZA TOMASI – RA 353913
VANESSA CRISTINA PEREIRA DA SILVA – RA 354700
VERONÍZIA VIEIRA ALVES KELLER- RA 382401
VIVIANE DA SILVA- RA 356625
Trabalho apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de Projeto de
Extensão à Comunidade, no curso de
Pedagogia da Universidade Anhanguera
Uniderp, turma única, sob a orientação da
Profª
Neliane
Bezerra
Cirino.
Cristalina-GO
Novembro 2014
INTRODUÇÃO
Escola e comunidade são dois segmentos que precisam caminhar juntos, pois fazem parte de momentos importantes na formação de crianças e adolescentes os quais carregarão as experiências vividas nesses dois lugares para toda a vida.
Segundo Scarparo (2004, p. 27) “diz respeito ao trabalho da escola como um todo em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula, inclusive à forma de gestão, à abordagem curricular e à relação escola-comunidade”.
Portanto, a relação escola-comunidade torna-se um conjunto de ações das quais não dependem somente de um setor escolar, mas do empenho de todos que promoverão esta interação.
Ainda falta um longo percurso para construir uma sociedade que respeite as diferenças. Mas é possível construir uma sociedade mais humana a partir da inclusão, embora se tenha muito a avançar.
Descrição da escola
Diante desta importância e comprometimento que deve existir entre escola e comunidade é que se apresenta o trabalho realizado pela Escola
Municipal Auguste Comte que atende aos alunos do 1º ao 5 º ano do
Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, contendo 500 alunos, sendo 250 em cada período.
A escola conta também com 50 funcionários somando os dois períodos. Nela contém 15 salas de aula, secretaria, sala da direção, sala dos professores, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, banheiros e cozinha.
Esta escola depende