atps programa o conceito de ponteiro
Programação Estruturada ll
Sérgio Soares dos Santos – 8821381119
Reginaldo Custódio Jorge – 9899533328 Eder Lucio Lourenço – 8872431592 Everaldo Sávio De Sousa – 2400007987 Igor Marcelino Soares – 8486204872
Atividade Prática Supervisionada
Terceira Etapa
Belo Horizonte – MG 2015
Passo 2
1-Fazer a proposta do Capítulo 3 – Ponteiros, que deve conter pelo menos cinco páginas, explicando os conceitos estudados a respeito de ponteiros.
Conceito sobre ponteiro Em termos simples, um endereço de memória, ou índice numérico, é definido para cada unidade de memória no sistema, no qual a unidade é tipicamente um byte ou uma, Word o que em termos práticos transforma toda a memória em um grande vetor. Logo, a partir de um endereço, é possível obter do sistema o valor armazenado na unidade de memória de tal endereço. O ponteiro é um tipo de dado que armazena um endereço.
Na maioria das arquiteturas, um ponteiro é grande o suficiente para indexar todas as unidades de memória presentes no sistema. Isso torna possível a um programa tentar acessar um endereço que corresponde a uma área inválida ou desautorizada da memória, o que é chamado de falha de segmentação. Por outro lado, alguns sistemas possuem mais unidades de memória que endereços. Nesse caso, é utilizado um esquema mais complexo para acessar diferentes regiões da memória, como o de segmentação ou paginação.
Para fornecer uma interface consistente, algumas arquiteturas fornecem E/S mapeada em memória, o que permite que enquanto alguns endereços são referenciados como áreas de memória, outros são referenciados como registradores de dispositivos do computador, como equipamentos periféricos.
Uso de ponteiro
Ponteiros são diretamente suportados sem restrições em C, C++, D e Pascal, entre outras linguagens. São utilizados para construir referências, elemento fundamental