ATPS PROCESSOS GERENCIAIS
1. EMPRESA, EMPRESÁRIO E GESTOR
1.1. EMPRESA
Empresa, que tem seu conceito diferenciado de estabelecimento, e da pessoa do empresário, sinaliza um conjunto de recursos e pessoas organizados para a produção ou circulação de bens e serviços. Segundo Martins (2008), numa perspectiva da Economia, empresa seria um conjunto de fatores de produção, em que englobaria terra, capital e trabalho. Para o autor, então, hoje em dia, toda empresa tem suas atividades visando ao mercado.
A empresa é um sistema aberto porque interage com a sociedade em que está inserida, e provoca influência nas pessoas, nos padrões de vida e no desenvolvimento da sociedade. Toda empresa tem uma missão em relação a sociedade e a missão das empresas corresponde aos seus objetivos permanentes, quais sejam a otimização da satisfação das necessidades humanas.
1.2. EMPRESÁRIO
Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.
1.3. GESTOR
Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos, e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de liderança.
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Gestor deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três