Atps processo gerenciais etapa 2 e 3
Organização da ação empresarial.
O planejamento poderia ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar toda a importância do planejamento para a administração.
Trata-se de uma função importante porque contribuí fortemente para o sucesso da organização como um todo e ainda possibilita à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro. Pode-se dizer que o planejamento contribui para melhorias na produtividade, na qualidade e também nos resultados financeiros da organização.
Sem planos, os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos, podendo, até mesmo, não ter uma idéia clara sobre o que precisam organizar. Sem um plano, eles não podem liderar com confiança ou esperar que os outros os sigam. E sem um plano, os administradores e seus seguidores têm poucas chances de alcançar seus objetivos ou de saber quando e onde se desviaram do caminho. Sem um plano, controlar torna-se um exercício sem consistência. Frequentemente, planos falhos afetam o desempenho de toda a organização.
Planejamento pode ser aplicado à uma lista de atividades que estamos pensando em exercer. Por exemplo: Férias, antes de sairmos de férias é interessante fazermos o levantamento do que é de fato melhor e mais vantajoso, precisamos saber para onde vamos ir, como vamos ir, por quanto tempo e acima de tudo estudar melhores valores mais adequados, para não termos problemas financeiros ao final das férias. O planejamento envolve: escolher, avaliar, determinar e por fim alcançar. O planejamento é exercido com a finalidade de otimizar planos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Planejamento estratégico:
Citamos acima, um exemplo de planejamento na vida pessoal, o planejamento estratégico é diferente, ele está voltado ao mundo empresarial, e nada mais é que estabelecer metas dentro da organização, buscando um objetivo específico.
Planejamento operacional:
Após definidas