ATPS - Processadores
Este relatório irá apresentar as tecnologias de processamento utilizadas nos equipamentos pesquisados para a proposta de aquisição (Relatório 1). Apresentará a seguinte estrutura:
1.1 Principais tipos de processadores disponíveis no mercado;
1.2 Considerações sobre o tipo ideal de processador;
1.3 Considerações sobre a tecnologia multicore;
1.4 Características de processadores utilizadas em Ultrabooks;
1.5 Características de processadores utilizadas erm Tablets.
3. CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO O processador UCP1 é responsável pela atividade final do sistema, ou seja, executar uma tarefa, como: calcular, processar e computar. Atualmente fabricados contendo uma única pastilha, na qual são inseridos todos os elementos necessários para a realização de tarefas.
A evolução na fabricação de processadores é notável, cada vez mais potentes, poderosos e complexos.
A parte funcional do processador é composta de uma única pastilha que contém todos os transistores necessários para a construção de seus componentes internos Sendo assim os transistores tornam-se os menores componentes de um processador, com a função de atuar como chave posicional para o sistema binário, desde 1971 com o surgimento do INTEL 4004. Nos transistores estão a base para o desenvolvimento dos processadores, pois o aperfeiçoamento considerando sua redução (compactação em espaço físico) em sua espessura, torna o processador mais veloz, aumentando sua capacidade e funcionalidade. Assim, a compactação possibilita um maior número de transistores tornando o processador mais potente e aumentando também a sua complexidade.
Mais tarde a capacidade de transistores aumentou de forma espantosa, graças ao avanço tecnológico, de 2300 transistores que continham os processadores 4004 INTEL para até 100 milhões de transistores contidos nos processadores ITANIUM da própria INTEL, como parâmetro de crescimento e avanço tecnológico, conforme Moore2, a estimativa do