ATPS Politica De Seguridade Social
SERVIÇO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
CATALÃO – GO/Maio de 2014
“DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAISES DO AGRUPAMENTO BRASIL, RUSSIA, INDIA, CHINA E AFRICA DO SUL E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA MUNDIAL”.
CATALÃO – GO/Maio 2014
INTRODUÇÃO
A força coletiva das economias do BRICSS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é de crescente importância para a economia global. Enquanto as economias maduras em todo o mundo lidam com os déficits orçamentários elevados, crescimento anêmico e aumento do desemprego, os países do BRICSS estão se expandindo rapidamente, tirando as pessoas da pobreza e impulsionando a economia global. A maneira pela qual os líderes da conturbada zona do euro recentemente pediram recursos a estes mercados para ajudar a aliviar a crise da dívida soberana marca mais um passo definitivo na transição de poder econômico do ‘oeste’ para o ‘leste’.
O objetivo deste artigo é comparar o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, china e África do sul e sua influência na economia mundial.
A IMPORTÂNCIA DO BRICSS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Há trinta anos não se imaginava a mudança geopolítica e econômica que a ascendência dos países que compõe o grupo denominado BRICSS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) provocaria no cenário internacional. O Brasil vivenciava fortemente a estagnação econômica que levou os anos de 1980 a ser conhecida como "a década perdida", a Rússia ainda vivia sob um regime comunista, a Índia engatinhava em sua busca pelo comércio externo, e a China iniciava reformas para abrir seu imenso mercado consumidor às empresas capitalistas.
Três décadas depois estes países lideram a retomada do crescimento econômico global após uma severa crise, entre 2008 e 2009, ter abalado as estruturas financeiras dos países mais desenvolvidos. Para consolidar este novo posicionamento e