ATPS Politica de Seguridade Social
CEAD/TRÊS LAGOAS/MS
ATPS DE POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL:
DESMISTIFICANDO A DIFERENÇA ENTRE ASSISTÊNCIA SOCIAL X SEGURIDADE SOCIAL
TRÊS LAGOAS/MS
2015
Ana Lucia Santana dos Ana Rita
Melina Aparecida de Lima
Welton Rodrigues
Tutor Presencial: Eliane Aparecida de Oliveira
Tutor à Distância: MA: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
ATPS DE POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL:
DESMISTIFICANDO A DIFERENÇA ENTRE ASSISTÊNCIA SOCIAL X SEGURIDADE SOCIAL
Trabalho apresentado à professora mestra Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes, com o objetivo de desenvolver um trabalho com reflexões acerca da temática estudada, da disciplina Política de Seguridade Social, do curso Superior de Serviço Social, da Faculdade Anhanguera para requisito de obtenção de nota.
TRÊS LAGOAS/MS
2015
INTRODUÇÃO
O Objetivo desta ATPS é fazer uma breve introdução sobre os tributos e para quais fins eles são destinados. Também abordamos a questão da Seguridade Social e a percepção da atuação dos profissionais de Serviço Social nesta área.
Estudamos as emendas 20/98 analisando de que maneira ela foi responsável em promover mudanças na previdência social, permitindo que os assegurados passassem a ter direito a aposentadoria e a emenda 27/2000 a qual prevê que 20% da arrecadação social da previdência social é destinado aos cofres públicos.
Também discutimos sobre o surgimento dos programas de Transferência de renda e de que maneira são utilizados na tentativa de combater a pobreza e de que maneira o profissional da área de Serviço Social pode intervir para colaborar nesta luta.
1- O QUE ÉTRIBUTO
De acordo com o dicionário Michaelis tributo significa Imposto de caráter geral e obrigatório que o poder público exige, direta ou indiretamente, de cada particular em benefício coletivo, para atender às despesas da administração.
2° Entre os romanos, imposto a que estavam sujeitas as províncias romanas.
3° Aquilo que um