Atps plano inclinado
Equilíbrio em um plano inclinado
O Plano inclinado foi importante na contribuição à evolução dos conceitos da Física. Na dinâmica, as leis de Newton relata o comportamento de corpos em movimento e também a relação entre as forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças, segundo Isaac Newton. Pela lei da conservação de energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força X distância que é conveniente nas suas aplicações.
1- Introdução Teórica
Um objetivo um peso P em um plano inclinado o qual tem um ângulo de inclinação, exerce uma força Py contra o plano inclinado e uma força Px para baixo do plano. As forças Px e Py são vetores componente para a força P.
2- Objetivos
Demonstrar os estudos das forças atuantes na dinâmica das leis de Newton.
Estudar o equilíbrio de um corpo em um plano inclinado sob a ação de forças. Entender os conceitos básico de operação de um plano inclinado.
Testar experimentalmente a lei física que determina a condição de equilíbrio em um plano inclinado.
Força motora de Px e suas equilibrantes(Força de tensão, compressão. Atrito e etc).
Componente do peso P perpendicular à rampa, Py e sua equilibrante (Força normal N).
Determinar a dependência de :
Px e Py em função do ângulo de inclinação da rampa;
Px e Py em função da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local.
3- Teoria
Um objeto tendo um peso P em um plano inclinado o qual tem um ângulo de inclinação, exerce uma força Py contra o plano inclinado e uma força Px para baixo do plano. As forças Px e Py são vetores componentes para a força P. O ângulo formado pela força Py contra o plano inclinado e o peso P é igual