ATPS Planejamento
Tutor:
de 2013,
Introdução
Este trabalho, por meio dos desafios propostos, pretende realizar a elaboração de um Programa de
Gerenciamento de Resíduos.
Serão analisadas várias facetas de um hospital fictício, tais como:
•
•
•
O Planejamento e Execução de Técnicas e Métodos de Higienização: trata de medidas eficazes com o objetivo de prevenir e romper a cadeia epidemiológica das infecções.
A Biossegurança: pode ser definida como um conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pole uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.
As Normas Regulamentadoras (NRs) NR 7, NR 9, NR 26 e NR 32: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Sinalização de Segurança e; Segurança e Saúde no Trabalho, respectivamente.
Desta maneira, será possível a aquisição de competências para planejar e executar as Técnicas e
Métodos de Higienização; reconhecer os fundamentos e conceitos da Biossegurança; reconhecer as NRs estudadas e; por fim, elaborar um Programa de Gerenciamento de Resíduos.
Etapa 1
1. Identificação das áreas
No Hospital X existem várias áreas de risco identificadas, de acordo com o grau, pelas NR 7 e 9. Para a realização do passo 2 deste estudo, dois setores foram escolhidos: a UTI (Unidade de Terapia
Intensiva) e as Enfermarias.
2. Classificação das áreas
A UTI é considerada uma área crítica. Já, as Enfermarias são consideradas áreas semicríticas.
3. Limpeza/desinfecção: definições e processos
É importante ressaltar que existe diferença entre limpeza e desinfecção de ambiente: limpeza/lavagem trata-se da remoção de sujidade do piso, de paredes, teto, mobiliário e equipamentos, através do uso de água e detergente. O processo de limpeza é fundamental para que a desinfecção se processe adequadamente. Já, desinfecção é o processo de destruição de microrganismos patogênicos na forma