ATPS Pesquisa Social 25 06 15
SERVIÇO SOCIAL – PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Adriana Marques Chaves Perondi
Belo Horizonte - Minas Gerais
2014
PROJETO DE PESQUISA
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Pesquisa em Serviço Social.
Orientadora: Adriana Marques Chaves Perondi
Belo Horizonte - Minas Gerais
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Conforme publicado em 30 de abril de 2014 a divulgação do 3º Censo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte houve um crescimento da população em situação de rua na Região Centro Sul (44,8%). Relatam abuso de álcool e/ou drogas (43,9%) sendo um dos principais motivos que levam pessoas a viver e a morar na rua. 51,5% relatam uso de drogas ilícitas, 48,5% não usa drogas, 69,5% consomem bebidas alcoólicas e 74,7% relatam uso de tabaco.
1 JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA
De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte há um crescimento da População em situação de rua na região central de Belo Horizonte em decorrência do uso de drogas ilícitas.
Merla 2,57%
Solventes 9,2%
Bereu 10,9%
Cocaina 16,7%
Crack 32%
Maconha 35%
Este crescimento se dá em função do difícil acompanhamento das políticas públicas (Cultura, Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Trabalho/Emprego, Direitos Humanos) para este público, com insuficientes mecanismos de socialização dos indivíduos e maneiras pouco resolutivas no acompanhamento dos mesmos para tratamento da dependência química.
Foram identificadas 1.827 pessoas em situação de rua, vivendo em calçadas, praças, embaixo de viadutos, pernoitando em instituições/alberques, abrigos, repúblicas e instituições de apoio. Este contingente equivale a 0,074% da população do município e