ATPS PESQUISA OPERACIONAL
Bruna F.Cunha Oliveira RA 3254563266
Gisele Ap. A. Rodrigues RA 3200488202
Ludmilla B. C. Guedes RA 3227019756
Márcia C. G. C. Oliveira RA 3200488202
atividades práticas supervisionadas
Pesquisa Operacional - Etapa 1
CONCEITOS DE DECISÃO
ResuMO
Pesquisa Operacional é o uso de modelos matemáticos, estatística e algoritmos para ajudar na toma de decisões, sendo mais frequente o seu uso para análise de sistemas complexos reais, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. Na qual foi desenvolvida na segunda Guerra Mundial para o auxílio de militares em suas tomada de decisões, sendo utilizada nos dias de hoje para as mesmas finalidades.Com a utilização da Pesquisa Operacional pode ser demonstrado como podemos otimizar o tempo para determinada decisão, como podemos transformar um problema real num modelo matemático, como projetar algoritmos eficientes para solução de problemas práticos usando um computador, como tomar a melhor decisão frente a cenários de riscos entre outros.
Palavras-Chave: < tomada de decisões; cálculos precisos; otimizar o tempo.>
1 Introdução
Na ATPS vamos falar sobre a P.O., ela foi desenvolvida na segunda guerra mundial, para auxiliar os militares na tomada de decisão. Nos dias atuas as organizações utilizam P.O para os mesmos fins. Como por exemplo, na tomada de decisão, solucionar problemas, minimizar ou maximizar os lucros, através desse trabalho vamos poder entender melhor como a P.O funciona e ver suas vantagens e desvantagens. Pois se trata de um assunto interessante e atual.
1. desenvolvimento
Denominamos Management Sciences (MS) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Ela pode ser considerada uma subárea da Pesquisa Operacional (PO), por se tratar de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios. Há poucos anos, nos Estados Unidos, as duas sociedades que estudavam