ATPS PCP
COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL (CSN)
Os conceitos de previsão de demanda nas empresas possuem alguns objetivos, como o planejamento orçamentário de longo prazo, no qual consta a aquisição de ativos para produção; o planejamento de curto prazo, com o dimensionamento de recursos para a produção de acordo com as expectativas de vendas; projeção de fluxos de caixa no setor financeiro; na analise de novos mercados e outras aplicações.
Os conceitos de previsão de demanda estão sempre muito ligados aos setores questão responsáveis por planejamento, e este trabalho busca solucionar o problema da falta de uma metodologia da área de planejamento de produção da empresa, em analisar a demanda e criticar, com o objetivo de melhorar a aderência entre o planejado e o realizado.
O processo de planejamento na CSN inicia com input da demanda pela área comercial, esta demanda em tonelada é dimensionada em aços dos diferentes seguimentos, o que forma o plano mensal de produção. Neste plano, os volumes solicitados pela área comercial, são aceitos para o dimensionamento sem nenhuma análise criteriosa da demanda, o que leva em alguns momentos dimensionar recursos para modalidades de aços não existentes ou a falta dos mesmos para compras não solicitados. Este trabalho terá o foco em desenvolver uma metodologia de análise da demanda baseada em métodos estatísticos, o que possibilita as áreas de produção e comercial criticar os valores solicitados resultando em um planejamento mensal da produção mais consistente.
1. Companhia Siderúrgica nacional (CSN)
A presente atividade tem como estudo de caso a empresa companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a qual é uma empresa do ramo siderúrgico que opera na produção de aços nas mais diversas modalidades. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) cresce e prospera graças a um modelo de produção totalmente integrado e à diversificação de suas atividades. Nascida siderúrgica estatal em 1941 e parte