ATPS Paulo Passo 2 1
Engenharia de requisitos
A engenharia de requisitos foi criada para estabelecer com mais precisão oque um sistema de software deve fazer para atender as necessidades do cliente, os requisitos importantes que forma a Engenharia de software é a habilidade de descobrir, analisar, documentar e verificar as funções e restrições que existe na criação de um software. A Engenharia de requisitos é o processo de construção dos requisitos de um sistema qualquer é a interação entre o usuário e analistas essa é a parte mais importante para evitar o gap semântico explicado mais abaixo, e a aplicação de princípios científicos desde psicologia a matemática.
Na Engenharia de Software existe uma coisa na analise de requisitos que chama gap semântico que é o espaço de entendimento que tem entre o usuário e o analista, quanto mais longe esse espaço quer dizer que o mal entendimento dos requisitos por falta de comunicação é muito grande, o segredo para um bom levantamento de requisitos é diminuir esse "GAP" de entendimento assim obtendo um melhor resultado no produto final e o mais importante, satisfazendo o cliente.
Quando falamos de requisitos quais tipos dos mesmos estamos falando ?, existem dois tipos de requisitos na Engenharia, requisito de sistema e de software.
1. requisito de sistema é um contexto mais aberto e amplo do que a engenharia de software, o requisito deve servir de ponte ou uma forma de comunicação entre o usuário e analista, deve também descrever do ponto de vista do cliente que é a parte mais importante no processo.
2. Requisito de software já são requisitos desrespeito ao sistema, da funcionalidade do mesmo, restrições e exigências sobre performance e segurança do sistema, também a portabilidade, confiabilidade, modularização do sistema, manutenção do sistema e interface com o usuário.
Além desses requisitos citados acima há também os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.
1. Requisito funcional são os requisitos que faz parte da