Atps Passo 5
Passo 2
Região: Florianópolis SC
Produto Interno Bruto (PIB) Local: R$ 8,28 bilhões (2009)
Renda Per Capita: R$ 23.282,20 (2009)
Número de Habitantes
População residente: 421.240 Pessoas
População residente de homens: 203.047 Pessoas
População residente mulheres: 218.193 Pessoas
Nível de emprego
A pesquisa mensal realizada pelo Ministério do Trabalho mostra que o número de contratações no primeiro semestre manteve a média do ano passado em SC. Foram criados 57,5 mil empregos no período diante de 57,8, em 2011, queda de 0,7%.
Principais atividades econômicas Comercio, turismo, serviços, construção civil, indústria de transformação, informática e vestuário.
Mortalidade Infantil: (Antes de Completar um ano): 10,8/por 1.000 nascidos vivos.
Particularidades da Economia de Florianópolis
A força da economia de Florianópolis reside nas atividades de comércio e serviços. Existe também alguma expressão na indústria de transformação, além das atividades ligadas ao turismo. O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e a pesca.
Vocação Turística O turismo, além de gerar divisas através de estabelecimentos como hotéis, agências de viagens, restaurantes, bares, campings e outros, também estimula uma economia informal com aluguéis de casas pelos próprios proprietários, o surgimento de novos vendedores ambulantes nas praias e a organização de passeios de barco pelos pescadores.
O declínio da Pesca Artesanal Responsáveis pelo misto de ritual e espetáculo de retirada de uma rede da água, onde quem ajuda compartilha os lucros, os pescadores artesanais reclamam os danos provocados pela pesca industrial, que juntamente com os peixes grandes também captura os filhotes, comprometendo o crescimento das safras.
O percentual de participação da atividade pesqueira, juntamente com a produção agrícola no