ATPS PASSO 3 questão 1
O analista de sistemas deve ser um bom ouvinte, e deve considerar com imparcialidade, tanto opiniões técnicas, como não técnicas. Deve também ser um negociador efetivo, mantendo o foco da discussão sobre o fundamental da realidade. Muitas vezes, conflitos de pontos de vista somente podem ser resolvidos através de um processo de negociação calculado cuidadosamente, com discussões abertas focadas na tarefa a tratar. Como intermediário, um analista de sistemas de sucesso tem de comunicar com todas as partes e ser um facilitador da ligação dos diversos pontos de vista.
De maneira geral, Ferreira (1996) identifica no processo de comunicação os seguintes elementos básicos: emissor; receptor; mensagem; canal; codificação / decodificação; feedback. Comunicação, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1988) pode ser entendida como "ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual".
No processo de comunicação, o emissor é responsável por tornar as informações claras, coerentes e completas, o que permite que o receptor a receba e compreenda. O receptor, por sua vez, é responsável por garantir que a informação foi recebida de forma integral e entendida corretamente (PMI, 2004). Infelizmente, isto nem sempre acontece, pois embora o conceito de comunicação seja simples de entender, na prática é um processo complexo. A ausência de efetividade no processo comunicativo pode ser decorrente do surgimento de barreiras à comunicação no dia a dia das organizações.
Entendendo as barreiras à comunicação
Diversos são os autores que abordam as barreiras que interferem no processo de comunicação. De acordo com Ferreira (1996), as barreiras à comunicação podem ser tanto