ATPS Participação e Controle Social
Competências Profissionais
Serviço Social
Renata Lucia Cardoso dos Santos
RA: 365473
Tutor à distância: Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia
Corumbá/MS
14/04/2015
Participação e Controle Social
•Conceito de Participação Social
Se tratando de conceito da Participação Social a influência dos indivíduos na organização de uma sociedade é um importante instrumento para a democracia. A organização da sociedade com a participação dos indivíduos é que podemos chamar de sociologia.
•Conceito de Controle Social
O Controle Social é a participação do cidadão em algumas políticas publicas, em conjunto com o estado,uma relação entre a sociedade e a administração publica afim de encontrar saída para os problemas econômicos e sociais.
Temos duas formas para este Controle:
Os processos políticos, a participação dos cidadãos e a democratização de uma sociedade, da uma amplitude do processo final.
1.Controle Natural, que é executado diretamente pelas comunidades (como é o caso das associações, fundações, sindicatos, etc.).
Ex: Revisão das prestações de contas dos cofres públicos, acompanhamento das despesas do governo, etc .
2.Controle Institucional, que é exercido por entidades e órgãos do Poder Publico instituídos de interesse da coletividade. (como é o caso dos
Procons, Ministério Publico, etc.).
Participação Política
Controle Natural
Controle Institucional
Controle Social
Fonte: http://images.slideplayer.com.br/3/1232327/slides/slide_4.jpg
Organizações
São responsáveis pela organização os conselhos municipais que cuida da relação entra a sociedade civil e o governo. É através deles que a população em conjunto com a administração publica avaliam e apresentam novas diretrizes e soluções, para o pleno funcionamento das políticas publicas do município.
A Prefeitura e a sociedade civil são por eles representados contribuem para os planos de ação da cidade de acordo com suas especificações e a suas realidades.O numero de conselheiros ou membros
titulares