ATPS org. de comp.
Teclado
O teclado tem a caractristica do grupo de perifericos que se comunica diretamente com nos, seres humanos.Pelo fato da existência dessa caracteristica, é nessessario que esse dispositivo possua simbolos que possam ser reconhecidos por seres humanos. Dentre o grupo de perifericos que se comunicão com os seres humanos temos a impressora e o vídeo.
Basicamentei existem três tipos de teclados disponibilizados no mercado:
Teclados apenas números - Cuja qual tem como caracteristica apenas a presença de números, como exemplo calculadoras.
1.Dectecção do pressionamento da tecla: os computadores tem um prossesador interno do teclado que faz uma varedura para detectar esse pressionamento da tecla.
2.Deboucing do pressionamento: Basicamente é a conformação de que a tecla foi realmente precionada, e isso ocorre atraves de varias vareduras feitas pelo processador.
3.Geração do código correspondente à identificação tecla pressionada: no caso o computador gera um código binário, atraves de um circuito codificador de colunas. O código gerado(8bits), referênte a tecla pressinada,é denominado código de varredura(Scan Code).
4.Geração de um sinal de interrupção:Logo após o pressionamento da tecla é grado um sinal de interrupção, a UCP entende qual tecla foi pressionada e envia essa tecla ao respectivo programa
4.1 Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado. Dispositivos de entrada e saída(S/E),ou periféricos, são componentes que são integrados ao computador, para melhor utilizar os recursos por ele disponibilizado. Essa melhor utilização do computador, viabilizado pelos periféricos, ocorre devido a entrada e saída de informação feita por meio desses. Graças a facilidade oferecida por esses dispositivos de E/S, uma enorme quantidade de pessoas pode utilizar o computador de forma mais facil, atingindo assim um número expressivo de índividuos que utilizam o computador. Como