ATPS Or Amento E Finan As
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
-PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA-
Nomes
FINANÇAS E ORÇAMENTOS
Porto Alegre – RS Maio/2014
FINANÇAS E ORÇAMENTOS
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Finanças e Orçamentos, no Curso de Processos Gerenciais da Faculdade Anhanguera Educacional Uniderp, turma N20, sob a orientação da Prof.a Tutora Presencial Karen Arnt.
Porto Alegre – RS
Maio/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal, demonstrar a Teoria Geral de Finanças e Orçamentos, abordando o que é Planejamento, qual o objetivo do Planejamento Estratégico, quais os seus elementos e qual a sua importância, também veremos alguns conceitos sobre o Orçamento em si e sua importância por fazer parte do planejamento, e exemplos de orçamentos de vendas de produtos e sua flexibilidade no indicador. A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho. Neste texto a abrangência dessas informações é extremamente importante, pois há detalhes que se não for considerado, poderá sucumbir todo um plano.
O QUE É PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta, ou técnica, em que obtendo-a, possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir referenciais futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados