Atps Mêcanica
ETPA 3
Passo1; funcionamento e componentes do sistema planetário de engrenagens
O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração o diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que a principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim a cada eixo uma gama de velocidade e rotações diferentes.
O diferencial possibilita transmissão da rotação igual aos semi-eixos, independentemente das suas velocidades de rotação.
Um diferencial transfere, mediante rodas dentadas (engrenagens), as rotações da esquerda para direita da transmissão, pelo eixo cardan e, quando equilibrado, transforma em movimento único (para frente ou para trás quando se engata a ré) a ré muda o sentido de rotação do eixo cardan, e não o diferencial, ou seja, com a ré engatada o eixo cardan move-se da direita para esquerda e o diferencial gira para trás.
Passo 2 :https://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0
Passo 3 : como funcionam as coisas, http://ciencia.hsw.uol.com.br/engrenagens.htm
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, freqüentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Passo 4: Trecho extarito do seminário
Subsídios necessários
O mundo está em constante evolução e estes sistemas de transmissão tem se aperfeiçoado e evoluído a cada dia, e nesta evolução desenfreada há a necessidade de se