ATPS Murilo
PIRASSUNUNGA
Administração
Contabilidade de custos.
CAMILA DE CARLI B. CREPALDI RA: 6207175522 cRISTIANE RODRIGUES Dos santos RA: 5206954660
DANiELLy PINHEIRO DE SOUZA RA: 4255822968
JULIA Silveira Bueno RA: 5660118953 marcilara R. justo marostegan RA: 4629907388
NATháLIA Cristina souza Rosada RA: 4839921968
3° ANO – 5° semestre
PROF. João Luiz
PIRASSUNUNGA, 10 DE JUNHO DE 2014.
Introdução
Hoje com a globalização a contabilidade de custo é muito importante e se tornou essencial para controlar os custos de produção, para em seguida apurar-se o resultado, principalmente nas entidades com fins lucrativos, como indústria, comércio e serviço.
A contabilidade de custos é um ramo dentro da contabilidade financeira que utiliza técnicas específicas para identificar, classificar e registrar os custos ligados diretamente à produção de bens ou serviços.
O custo em relação com a quantidade produzida pode ser diferenciado entre: variados, fixos, semi-fixos ou semi-variáveis. Os variáveis são os que variam diretamente com as quantidades produzidas. Os Fixos são os que não se alteram com o volume de produção. Mais produção, menor custo do produto. Os Semi-fixos ou Semi-variáveis são os que variam de acordo com a produção, mas não guardam relação direta com o produto.
O objetivo básico da Contabilidade de Custos é controlar os custos para determinar os valores do estoque e do produto vendido. Para apurar os valores de custos unitários de produção é necessário identificar o que são “custos” e “despesas”. Na apropriação de Custos, é necessário mostrar os custos diretos e os custos indiretos a cada produto elaborado da empresa, aplicando se um critério de rateio. Os custos com matéria-prima e mão-de-obra são chamados de primitivos. Os outros gastos são de fabricação, podem-se dividir em três categorias. As de materiais indiretos, a de Mão-de-obra indireta e outros custos de produção.
Na linguagem comercial a palavra