Atps multimidia etapa 3
Se define como uma representação da imagem bidimensional codificados bináriamente de modo a permitir o armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e ainda o processamento pelos meios eletrônicos.
Com isso a imagen digital se define por dois tipos: Rastreio (raster) e a outra Vetorial.
Imagem Raster ou bitmap: Essas imagens contêm a descrição de cada pixel, apresentando uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor.
Imagem Vetorial: É uma imagem gerada à partir de descrições geométricas de formas, normalmente composta por curvas, elipses, polígonos, texto entre outros elementos ou seja utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
Podemos dizer que as imagens raster são imagens são imagens fotográficas, e as imagens vetoriais são desenhos técnicos de engenharia, como mostra as figura 1
Figura 1, Diferença entre Imagem Vetorial e Imagem Raster ou Bitmap
Figura 1, Diferença entre Imagem Vetorial e Imagem Raster ou Bitmap
Resolução Espacial
Consiste em um parâmetro que mede quantos pontos diferentes o olho pode distinguir em uma imagem. A cada ponto chamamos de pixel. O campo visual humano corresponde a uma matriz de cerca de 3.000 x 3.000 pixels. Paula Filho, Wilson de Pádua, Multimídia: conceitos e aplicações – 2ª ed.-Rio de Janeiro: LTC, 2011, Página, 154.
As Imagens que são compostas por “pixels” são as de rastreio ou rater que são compostas por um conjunto de “Pixels” (Pictures Elements) ou “Dots”, que estão presentes nos monitores fomando assim uma matriz de pontos ou mapa de bits (bitmap).
Este mapa é reticulado onde cada elemento da matriz contém informações referente a cor associada aquele ponto específico. Uma imagem vai possuir uma resoluaõ associada a ela ou seja um número de elementos que esta imagem possui Figura 2, Mapa de Bit
Figura 2, Mapa de Bit tanto na horizontal quanto na vertical, ficando assim disposta como