atps mercadologica
Parte I: Marketing estratégico.
Á medida que o mundo avança pelo milênio, tanto os cidadãos como as empresas se perguntam o que encontrarão pela frente. Não há apenas mudanças, mas uma aceleração delas.
As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. “O livro Migração do valor analisa” como as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos, em setores como aço, telecomunicações, saúde e entretenimento. A estratégia vitoriosa do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada de hoje. Como alguém observou, há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.
O panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: Tecnologia e globalização, hoje o cenário tecnológico está pontilhado de novos produtos, como satélites, videocassetes, câmeras de vídeo, copiadoras, aparelho de fax, secretárias eletrônicas, relógios digitais, correio eletrônico, celulares e laptops. A tecnologia é o formatador último, não apenas da subestrutura material da sociedade, mas também dos padrões do pensamento humano. Como observou Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem”. A tecnologia move a segunda força principal: a globalização.
Além da tecnologia e da globalização, outras forças estão remodelando a economia. A desregulamentação ocorre em diversas economias. De repente empresas protegidas, muitas delas monopólios, enfrentam novos concorrentes. Nos Estados Unidos, empresas de telefonia de longa distância como a ATeT podem agora ingressar em mercados em mercados locais, e as empresas Bell , de telefonia regional, têm o direito correspondente de ingressas nos mercados de longa distância.
Outra forma poderosa é a privatização, que fez empresas antes estatais passassem ao controle e á administração da iniciativa privada, na esperança de se obter melhor gestão e mais eficiência. Atualmente, diversos bens e