ATPS matemática financeira
Esse trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância da matemática financeira no dia-a-dia profissional e pessoal dos indivíduos, o conceito e as principais diferenças entre capitalização simples e capitalização composta.
Com a globalização, a concorrência se tornou cada vez mais acirrada. Para que a organização não perca seu espaço no mercado, atinja suas metas e obtenha lucro, seus administradores precisam estar atentos a vários fatores. Um desses fatores é o controle da situação financeira da empresa, ou seja, conseguir que a mesma, obtenha maior lucro ou, se for o caso, diminuir seus prejuízos. Uma condição importante, que ajudará a organização a obter êxito nesse quesito é que o administrador saiba calcular e interpretar suas opções de financiamentos ou aplicações e isso pode ser facilitado através do uso da calculadora HP 12C.
Relatório 1
A Matemática Financeira pode ser a maior ferramenta para auxiliar na tomada de decisões no dia-a-dia. Ela estuda a mudança de valor do dinheiro e cria modelos que permitem avaliar e comparar esse valor em diversos pontos de tempo. Os cálculos financeiros, algumas vezes básicos, são muito úteis para fazer bons negócios e economizar dinheiro, seja na vida pessoal, seja na profissional.
As operações financeiras, em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples (juros simples) e a composta (juros compostos).
Juros Simples
No regime de capitalização simples os juros são fixos, ou seja, calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros.
A fórmula para se calcular