Atps matemática 1ª etapa gestão financeira
INTRODUÇÃO
Nesta etapa estamos propondo a abertura de uma Microempresa, onde foi feito análises e estudos sobre viabilidade, custos, investimentos, lucratividade, mão-de-obra necessária e faturamento de acordo com o mercado de calçados e acessórios. Pois para a implantação de um empreendimento é necessário um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público alvo, ter um bom planejamento, ou seja, para que uma empresa tenha um bom desempenho é necessário que se faça uma boa gestão nos negócios, pois é isso o que irá diferenciá-la das demais.
Definição de Microempresa
Microempresa é um conceito criado pela LEI Nº 72.256/84 e atualmente, regulamentado pela LEI Nº 9.841, de 05/10/99. É uma empresa com faturamento anual reduzido cujo pagamento de impostos pode ser realizado de forma simplificada. No Brasil as Microempresas podem optar pelo Regime de Tributação Simples Nacional, que se trata da unificação dos seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS, ISS e Contribuição para a Seguridade Social. Ressaltando que nem toda Microempresa pode optar pelo Simples Nacional, isto vai depender da atividade econômica que exerce. Simples Nacional
A lei complementar nº 123, de 14 de Dezembro de 2006, estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, especialmente no que se refere:
I - à apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias;
II - ao cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias, inclusive obrigações acessórias;
III - ao acesso a crédito e ao mercado, inclusive quanto à preferência nas aquisições de bens e serviços pelos Poderes Públicos, à tecnologia, ao associativismo e às regras de inclusão.