atps matematica
Amortização é um processo de extinção de uma dívida, através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital (quantia em espécie - dinheiro) ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ter o reembolso de ambos, sendo que juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.
A amortização em uma forma mais simplória é o pagamento do capital principal (valor presente) emprestado ou financiado que é realizado, normalmente, de forma periódica e sucessiva durante um período de prazo do empréstimo ou financiamento.
O mais recorrente e utilizado nos cálculos de amortização é a amortização pelo sistema Price, que corresponde a um caso particular do sistema Francês. Esse sistema é também o mais utilizado por financiadoras, bancos e entidades jurídicas que desenvolvem os cálculos de contratos particulares e bancários.
Para o sistema de amortização francês, a calculadora HP-12C dispõe de função especial, que é a função (AMORT). Nesse sistema, as prestações são constantes e periódicas, compostas de duas parcelas, os juros e a amortização. Como os juros são calculados sobre o saldo devedor, à medida que os saldos vão se reduzindo, a parcela representativa dos juros também vai caindo, ao passo que a parcela da amortização vai crescendo, de modo que a soma de ambos, que é o valor da prestação, permanece constante. Os Principais sistemas de amortizações são:
Sistema de Pagamento Único: Um único pagamento no final.
Sistema de Pagamentos Variáveis: Vários pagamentos diferenciados.
Sistema Americano: Pagamento no final com juros calculados período a período.
Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida é constante e igual em cada período.
Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos (prestações) são iguais.
Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias dos sistemas SAC e Price.
Sistema Alemão (SAM): Os