ATPS Matematica
POLO MACAÉ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TUTOR: MEIRE DIAS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA
CAMILA BRITO RA: 386502
ROSIMERI BATISTA RA: 389719
VIVIA DE CASTRO RA: 400102
VIVIANE BRANCO RA: 390475
Etapa 1:
Passo1:
Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira
Juro (J)
Em princípio, uma unidade monetária hoje é preferível à mesma unidade monetária disponível amanhã. Postergar uma entrada de caixa(recebimento) por certo tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida pelos juros. São os juros que efetivamente induzem o adiamento do consumo, permitindo a formação de poupanças e de novos investimentos na economia.
Os juros devem ser eficientes de maneira a remunerar: - o risco envolvido na operação - a perda do poder de compra (inflação) - o custo de oportunidade
Outras denominações para juro são rendimento do capital, ganho sobre o capital ou remuneração do capital.
Capital Inicial (C0)
Capital pode ser definido como sendo a quantia inicial que se tem ou que se recebe. Outras denominações para capital inicial são capital (C), principal (P), valor presente (VP), valor inicial, valor aplicado ou depósito inicial.
Montante (M ou S)
Montante é o resultado total que se obtém da aplicação do capital, ou seja, é quanto se recebe ou se paga pelo “empréstimo” do capital. O montante também é chamado de capital final (Ct), valor futuro (VF), valor de resgate, “capital + juros”, valor final ou valor capitalizado.
Taxa de Juros (i ou r)
A taxa de juros é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo. As taxas de juros se referem sempre a uma unidade de tempo (mês, semestre, ano, etc.) e podem ser representadas equivalentemente de duas maneiras: taxa percentual e taxa unitária.
A notação i vem do inglês interest (taxa). A taxa percentual se refere aos “centos” do capital, ou seja, o valor dos