atps matematica financeira
1. Conceitos Fundamentais da Matemática Financeira
1.1 Terminologia A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas de matemática financeira são ligados à questão do valor do dinheiro em função do tempo e de uma taxa de juros que podem ser definidos como taxa de juros simples ou compostos. É importante lembrar que, a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo.
Vejamos a seguir o nome de cada um dos componentes de uma operação financeira:
P
Valor Presente
I
Taxa de juros periódicos i Taxa I dividida por cem. EX: 0,01 n Número de períodos da taxa de juros
Fn
Valor Futuro no instante n
Tanto para juros operações de juros simples quanto para os compostos temos os seguintes itens:
Fórmula: Ao usá-las, a taxa de juros deve ser expressa em sua forma centesimal, ou seja, 10%a.m. = 10/100 = 0,1. Também a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo
Valor dos Juros: Ele é calculado sobre o saldo devedor do período anterior, para obtê-lo devemos multiplicar o P pelo i e pelo n. J= PV . i . n Valor Futuro: Fn é o valor pago ou recebido no final de n período, baseado no valor inicial (VP) acrescido dos juros. FV = PV. (1 + i. n)
Capitalização: consiste em reinvestir os juros de um determinado investimento, de forma continuada. Se o período de capitalização for 1, o FV dos juros simples e compostos serão os mesmos.
1.2 Diagrama das Operações Financeiras
O diagrama financeiro nada mais é que uma linha do tempo onde podemos visualizar as entradas e saídas de caixa em determinado período, considerando-se certa taxa de juros, também chamado de Fluxo de Caixa.
Para isso precisamos ter o Tomador e o Financiador, considerando-se a seguinte convenção: dinheiro recebido Þ seta para cima dinheiro pago Þ seta para baixo.
Exemplo: Um empréstimo de R$ 1200,00 a 10% a.m. por 5 meses.
1.3 Juros Simples No regime de juros simples, os