atps maro
Para compreender o planejamento é necessário que se faça uma leitura da realidade para o planejamento da ação, pois existem diversos interesses e grupos envolvidos, com conhecimentos diversos que possibilitara estabelecimento de parcerias, acordos, compromissos e de responsabilidades compartilhadas, existe uma articulação nos diversos saberes que definem problemas e recursos que precisam ser levados em conta. Para tanto é importante considerar a leitura da realidade, ter objetivos com dados concretos e verificar as condições e prioridades.
As dimensões do processo de planejamento são informações que influenciam em tomadas de decisões onde são oferecidos dados básicos de situações e necessidades diante de uma demanda onde as pessoas têm diferentes realidades.
O foco das atividades de avaliação e monitoramento é a qualidade de gestão, são campos comuns nos campos de atuação. A avaliação tem um foco diversificado dentro de um programa, tem como objetivo melhorar processos de implementação ou verificar resultados.
Avaliação e Monitoramento facilitam estudar a excelência e o impacto de seu trabalho em relação ao seu plano de ação onde são traçadas ações especificas e elaboradas com um ou mais objetivos dentro de metas a serem alcançadas e ao seu plano estratégico que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas.
Para Baptista, a avaliação está presente relativamente em todo o processo do planejamento, pois quando se inicia a ação planejada, também dá-se início a avaliação, independentemente de sua formalização em documentos. Portanto, a avaliação não é o momento final, mas o momento em que o processo ascende a outro patamar, reconstruindo dinamicamente seu objeto, objetivos e procedimentos.
A avaliação trata de um processo capaz de contextualizar a atividade desde o processo de formulação e implementação