Atps Marco Antonio 1 2
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE
MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS (KAIZEN)
CICLO PDCA
São Bernardo do Campo – 2012
A Aplicação do Ciclo PDCA na Kostal
Empresa Kostal: Integrante do grupo Carmem Geane de Carvalho (auxiliar de líder)
A Kostal é uma empresa de grande porte e bem conceituada no ramo de peças automobilísticas, desenvolve e produz produtos eletrônicos, eletro-mecânica, mecatrônica.
A utilização do Ciclo PDCA na Kostal iniciou-se durante o ano de 2011 onde foi detectado em auditorias internas um auto índice de refugo nas injetoras, esse problema precisava ser sanado e foi através do Ciclo PDCA que a empresa buscou atingir as metas estabelecidas para uma redução significativa no índice de refugos e para uma melhoria contínua.
Como foi aplicado o Ciclo PDCA na Kostal?
Foram planejadas algumas metas para a redução dos refugos, após isso a empresa passou a utilizar algumas ferramentas da qualidade como Histograma e Diagrama de Ishikawa para identificação dos principais motivos do número excessivo de refugos, executando assim o que foi planejado, a empresa passou a monitorar se as ações para a eliminação do problema estavam sendo executadas, e a partir disso a empresa sanou que estava não conforme, obtendo assim como planejado inicialmente, uma diminuição significativa no índice de refugo das injetoras, o Ciclo PDCA foi aplicado de maneira correta e a empresa obteve bons resultados.
MSA do Brasil
A MSA do Brasil desenvolve e fornece equipamentos de proteção que salvam e protegem a vida dos trabalhadores desde 1969, quando a fábrica começou produzindo luvas, em um país com enorme potencial industrial e pouca conscientização sobre a segurança no trabalho. Com pioneirismo e perseverança, a MSA contribuiu para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, oferecendo produtos de alta qualidade e estabelecendo no mercado