ATPS Logistica Internacional
1. INTRODUÇÃO
1.1. VISÃO GERAL DA EXPANSÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
1.2. Acordos e tratados de comércio internacional
2. INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NO BRASIL
2.1 Transporte Modal Aeroviário
2.2 TRANSPORTE MODAL Ferroviário
2.3 ESTRATÉGIA DE MELHORIA PARA O TRANSPORTE FERROVIÁRIO
2.4 LINHA DO TEMPO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
2.5 Transporte MODAL Marítimo
2.6 TRANSPORTE MODAL RODOVIÁRIO
2.7 TIPOS DE TRANSPORTES
3. BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
1.1. VISÃO GERAL DA EXPANSÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
A expansão teve como base a valorização constante do dólar e a procura por produtos novos no mercado, com isso o crescimento teve alta de mais de 2.400% entre os anos de 1950 e 2005, com um aumento de 225% desde os anos de 1980, com uma representação de crescimento anual de mais de 5% entre exportação e importação com base nas varias formas de cálculos dos produtos importados e exportados.
Após a segunda guerra mundial foi criado diversas organizações com a tarefa de facilitar as transações comerciais entre os países.
1.2 Acordos e tratados de comércio internacional
- Brettons-Woods – Em meados de Julho de 1944, os aliados se reuniram na cidade de Bretton-Wwoods em uma conferência com o propósito de criação de instituições internacionais que facilitasse a movimentação do comércio de produtos, duas delas criadas para facilitar o comércio internacional: - Fundo monetário Internacional (FMI) – Criado em 27 de dezembro de 1945 para estabelecer um sistema internacional de pagamento e introdução de taxas de câmbio entre as várias moedas estáveis.
- Organização Mundial do Comércio (OMC) – Criada em 1° de janeiro de 1995, substituindo o GATT com a tarefa de aplicar as regras de livre-comércio entre os países.
- Tratado de Roma – De 1957, tratado entre Bélgica, frança, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda, que levou a criação da União Europeia que logo depois copiado por outros países que tiveram sucesso ou derrota na criação de mercados. Ela se